Santo Antão foi um dos grandes santos sábios da igreja.
Santo Antão teria vivido no Egito entre os anos 251 e 356, portanto até 105 anos de idade. Com cerca de vinte anos ele decidiu se dedicar integralmente a fé, distribuiu todos os seus bens aos pobres, partindo para viver no deserto. Santo Atanásio, foi quem escreveu relatos sobre a vida de Santo Antão. Em um desses trechos Santo Atanásio fala sobre as tentações pelas quais passou Santo Antão, tal como aconteceu com Jesus, não hesitando os demónios em atacá-lo. Porém, Antão resistiu às tentações e não se deixou seduzir pelas visões e tormentos que se multiplicavam à sua volta.

Poucas vezes Santo Antão saiu de seu isolamento voluntário. Uma dessas vezes foi no ano de 311, quando se locomoveu a Alexandria, no Egito, para defender o então bispo Atanásio das perseguições do imperador Diocleciano. Mesmo vivendo isolado muitas pessoas o procuravam para pedir conselhos. Além disso, Santo Antão, muito conhecido por sua sabedoria, passou a atrair muitos discípulos que gostariam de viver como ele. Chegou a um ponto em que precisou mudar de local de seu retiro para se isolar mais ainda. Passou mais de dezoito anos no deserto, num regime muito rígido. Apesar de sofrer inúmeras tentações, venceu todas pelo poder da oração.
Relatos de Antão sofrendo tentações sobrenaturais durante sua estada no inspiraram tanto a arte e quanto a literatura ocidentais.
Algumas das histórias incluídas na biografia de Santo Antão são perpetuadas principalmente em pinturas.

Um santo que superou as tentações no poder da oração e da fé.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Querido Deus, Santo Antão Abade aceitou teu chamado para renunciar ao mundo e para te amar acima de todas as coisas. Ele te serviu fielmente na solidão do deserto através do jejum, da oração, da humildade e das boas obras. No sinal da cruz, triunfou sobre o diabo.
Pela intercessão de Santo Antão Abade, possamos aprender a amar o Senhor com todos os nossos corações, todas as nossas almas, todas as nossas mentes, todas as nossas forças e amar ao próximo como amamos a nós mesmos.
Santo Antão Abade, grande e poderoso santo, também nos conceda este pedido especial .

Peça agora a sua graça

Assim seja. Amém