Clique para assistir ao vídeo.

12 de outubro de 2006. Um jovem rapaz de apenas 15 anos falecia na Itália, tendo sido acometido por uma leucemia, de uma forma tão agressiva que não teve tempo para receber um tratamento que pudesse lhe dar a chance de viver.
Seu nome era Carlo Acutis.
Por si só esta notícia já toca os corações por ser um rapaz tão jovem, mas conheça um pouco mais sobre a história de Carlo Acutis, o anjo da juventude e porque a sua popularidade tem aumentado tanto e tão rapidamente pelo mundo.

Voltemos a 3 de maio de 1991, mais precisamente a cidade de Londres, na Inglaterra quando Nasceu Carlo Acutis.
Os pais, André e Antônia, estavam lá a trabalho, mas eles e o menino viveram suas vidas em Milão na Itália.
Herdando a fé católica de seus pais, já desde muito pequeno Carlo mostrava ter uma enorme ligação com a fé.
Sua mãe contou que Carlo, ainda bem pequeno, sempre que passava por uma igreja pedia: “Mãe,
vamos entrar para cumprimentar Jesus e fazer uma oração”.
No dia a dia Carlo era um jovem como tantos outros que conhecemos, adorava jogar futebol, andar de bicicleta, jogava vídeo game, assistia a desenhos, mexia em computadores e tinha muitos amigos em sua cidade. Além de tudo isso Carlo tinha um grande fascínio pela fé, por aprender sobre a vida dos santos, a leitura da palavra, assistir as missas diariamente e participar dos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Mas Carlo chamava a atenção de quem o conhecia pelo seu coração.
Ele buscava sempre dar auxílio daqueles que via que eram os mais excluídos, os solitários, que se sentiam sozinhos e tinha atenção a dar para eles.
“Estar sempre unido a Jesus, este é o meu
projeto de vida!” Isso Carlo dizia as pessoas, pois tinha uma enorme adoração ao Santíssimo Sacramento, a Jesus e a Maria.

Ainda muito jovem Carlo passou a se envolver cada vez mais na vida da igreja.
Foi catequista, conseguiu transmitir a fé aos adolescentes, e procurava fazer atividades que os jovens se sentiriam atraídos junto com os ensinamentos da fé, como por exemplo projetos em computadores e até a construção de um site, com apenas 14 anos.

Ele destacava a importância da eucaristia nas nossas vidas.
Carlo fazia muitas pesquisas a respeito dos milagres eucarísticos. Com a ajuda de seus pais ele criou uma exposição sobre este tema que chegou a percorrer a Itália e depois para o mundo através de seu site, para que mais pessoas tivessem acesso aquela pesquisa.

O Papa Francisco disse a respeito de Carlo Acutis: “Mas ele foi
capaz de usar as novas técnicas de comunicação para transmitir o Evangelho, para comunicar valores e beleza”.

Logo depois, Carlo viria a ser diagnosticado com uma leucemia, da forma mais agressiva que existe, o que não daria a chance de poder se recuperar.
Segundo relatos Carlo já previa que sua morte estava próxima, pois quando entrou no hospital para fazer um tratamento ele disse que dali ele não sairia mais.
“Quero oferecer todos os meus sofrimentos pelo Senhor, pelo Papa e pela Igreja. Eu não quero ir para o purgatório. Eu quero ir direto para o Paraíso”. Disse Carlo Acutis, ao 15 anos.

Carlo vai ser apresentado pela Igreja como exemplo de santidade e de amor a Santíssima Eucaristia. A fé de que no Sacrário está Jesus Cristo presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade, a sua preocupação com os mais necessitados que viviam em condições de extrema dificuldade, a oração e a caridade, o que o faz exemplo de um jovem santo.
Carlo Acutis foi declarado venerável no ano de 2018 e, em 6 de abril de 2019,
seus restos mortais foram levados para o Santuário do Despojamento de Assis.

A Congregação para a Causa dos Santos confirmou para o dia 10 de
outubro deste ano a sua beatificação.
O milagre que levou a beatificação de Carlo que foi aceito pelo vaticano aconteceu aqui no Brasil. No Mato Grosso do Sul, em 2010. Uma criança com uma doença congênita teria se curado depois que o avô tocou as roupas do jovem expostas em uma paróquia de Campo Grande.
A criança sofria de distúrbios significativos do trato digestivo, com uma rara anomalia anatômica congênita do pâncreas, mas a cirurgia não foi realizada. A família e sua comunidade pediram a intercessão de Carlo para salvar a criança.

Carlo está sendo conhecido como padroeiro da informática e padroeiro da internet.

Com o sepulcro aberto, o estado de conservação do corpo de Carlo Acutis impressionou a muitos, já que parecia que ele não sofreu decomposição, mesmo após 14 anos de seu falecimento. Nas imagens divulgadas, ele aparece vestido de calça jeans e casaco de moletom, e com um terço nas mãos.
Reitor do Santuário onde está o corpo , o padre Carlos Acácio Gonçalves Ferreira explicou que o corpo de Carlo não está 100% intacto, mas “em um estado muito íntegro”, com todos os órgãos conservados.
Segundo Padre Carlos Acácio já foram feitos trabalhos sobre o rosto, mas diz que é bonito ver, pela primeira vez na história, um santo jovem, vestido de calça jeans e moletom. Pois podemos ver a santidade não como uma coisa distante, mas como algo ao alcance de todos, porque o Senhor é o Senhor de todos.

Que o exemplo de fé de Carlo Acutis toque o coração de tantos de nossos jovens para vejam que a fé pode caminha junto com a sua juventude, com a sua vida, dando a ela um sentido muito maior do que teria com a sua ausência e de que as ferramentas tecnológicas podem e devem ser usadas para espalharmos coisas boas pelo mundo, para que cheguem a todos os lugares.
Como o Beato Carlo Acutis disse:
“Estar sempre
com Jesus,
este é o meu
projeto de vida”
Beato Carlo Acutis, intercedei pelos nosso jovens.