Clique para assistir ao vídeo


Santa Gemma Galgani, a primeira santa do século 20
Santa Gemma Galgani foi canonizada em 2 de maio de 1940 por Pio XII, que a chamou de “estrela” de seu pontificado. Durante sua vida, a santa costumava recitar as Três Ave-Marias em homenagem à Imaculada Conceição, colocando as mãos sob os joelhos.
O culto de Santa Gemma deu origem à Congregação Missionária das Irmãs de Santa Gemma, inserida na ordem Passionista.

Ela escreve em seu diário que havia vivido as primeiras experiências místicas em 1899, depois de ter feito voto de castidade.
As marcas dos estigmas apareceram nas mãos, pés e laterais em 8 de junho do mesmo ano: Gemma disse que entrava em êxtase doloroso toda quinta-feira, começando a sangrar profusamente até sábado de manhã, quando as feridas se fecharam novamente, deixando apenas pequenos sinais.

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Santa Gemma Galgani, vós que com um coração cheio de ardor e zelo pelo Crucificado, desde tenra idade fostes seduzida pela oração, ensina-me a orar como convém.
Vossa alma tão fiel ao Ofício de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e a Nossa Senhora das Dores, tu que agraciada com a aparição da Mãe de Jesus, fostes realmente coberta e envolvida com o manto de Mãe Santíssima, torna-me também mais próximo de Maria Mãe e mestra.
Ó solícita das almas defuntas, doce e resignada menina, que sempre disseste “sim” a Deus, corajosa criança que aceitastes sofrer por amor a Cristo, vós que experimentastes a pobreza extrema e mesmo em meio a privações quisestes viver a generosidade, tu que sofrestes grandes enfermidades, fazei de mim, paciente nas provações e constante nas dificuldades para que eu goze das eternas alegrias.
Amiga e admiradora doas santos, principalmente do Venerável São Gabriel Possenti. Também amante das ciências terrenas e do conhecimento religioso, vós que fostes considerada a “alma da escola”, alcançai para mim pela vossa intercessão a sabedoria divina e a inteligência dos santos que tão bem souberam se encantar com a ciência dos homens sem se desvencilhar da soberania do pensamento de Deus.
Coração desejoso de Jesus Eucarístico, cujo dia do Sagrado Coração de Jesus recebestes a Primeira Comunhão e que pelo favor e graça do mesmo Sagrado Coração, fostes curada. Vós que fostes agraciada com os estigmas de Cristo, dai-me também a dádiva de ser tão grande adorador de Jesus.
Virgem de Lucca, criança prodigiosa, menina do milagre, jovem do coração transparente, pedra preciosa aos olhos dos homens, joia de Cristo, bela flor em aparência e na alma, resplendor de formosura, adorno com que Cristo quis para Si mesmo, alcançai para mim a graça de ter a alma e o coração igualmente puros e belos diante de Deus.
Enamorada da obediência, mística da castidade e inocência, vítima pela salvação das almas, paciência heroica, chaga de amor e caridade, ó Santa Gemma Galgani, vós que inspirastes tantas pessoas a viver as virtudes, que a seu exemplo e por sua intercessão se inflame em mim o anseio por uma vida reta e de bem-aventuranças.
Por Cristo, Nosso Senhor, amém!

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.