https://youtu.be/7og8W2tVjJ0

A aparição celestial de Nossa Senhora de Guadalupe, ocorrida no México em dezembro de 1531, é um testemunho sagrado da misericórdia divina e da intercessão maternal da Virgem Maria. Nesse período abençoado, o  humilde Juan Diego foi agraciado com visões divinas no Monte Tepeyac, onde a Mãe Celestial solicitou a construção de uma igreja em sua honra.

Inspirado pela presença celestial, Juan Diego procurou o bispo local para transmitir a mensagem divina. O bispo, inicialmente cético, solicitou um sinal da autenticidade dessas aparições marianas. Em resposta à fé inabalável de Juan Diego, a Virgem Maria orientou-o a colher flores em um terreno árido e, miraculosamente, rosas Castilianas, não nativas da região, floresceram em seu tilma.

Ao apresentar essas flores ao bispo, o manto de Juan Diego revelou uma imagem celestial de Nossa Senhora de Guadalupe, impressa como uma bênção divina. Esta imagem, ricamente simbólica para os povos indígenas, incorporou elementos culturais locais, como cores, símbolos astecas e a disposição das estrelas, irradiando uma mensagem celestial de aceitação e respeito à rica herança espiritual daquela terra.

A devoção à Virgem de Guadalupe floresceu como um lírio perfumado na alma do povo, espalhando-se pelo México e além. A Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, erguida no sagrado local da aparição, tornou-se um refúgio de graças e um farol de fé para multidões de peregrinos, que ali buscam consolo e inspiração divina.

Assim, a aparição de Nossa Senhora de Guadalupe é um farol divino, guiando os corações fiéis para a presença amorosa de Maria, a Mãe Celestial, que, em sua benevolência, uniu a riqueza da tradição católica com a espiritualidade vibrante de seus filhos amados. Que essa história sagrada continue a iluminar os corações sedentos de esperança e fé, como um testemunho eterno da intercessão materna da Virgem Maria em nossas vidas. Amém.

Ele foi canonizado em 2002 pelo papa São João Paulo II.

Nós vamos neste vídeo especial fazer a Oração de São Juan Diego e a Oração a Nossa Senhora de Guadalupe, juntos.

A oração a São Juan Diego foi escrita pelo Papa São João Paulo II.

Ditoso Juan Diego, índio bondoso e cristão, em quem o povo simples sempre viu um homem santo! Nós te suplicamos que acompanhes a Igreja pe­regrina no México, para que seja cada dia mais evangelizadora e missionária. Encoraja os Bispos, sustenta os presbíteros, suscita novas e santas vocações, ajuda todas as pessoas que entregam a sua própria vida pela causa de Cristo e pela difusão do seu Reino.

Bem-aventurado Juan Diego, homem fiel e verdadeiro! Nós te recomendamos os nossos irmãos e as nossas irmãs leigos a fim de que, sentindo-se chamados à santidade, penetrem todos os âmbitos da vida social com o espírito evangélico. Abençoa as famílias, fortalece os esposos no seu matrimô­nio, apóia os desvelos dos pais empenhados na edu­­cação cristã dos seus filhos. Olha com solicitude para a dor dos indivíduos que sofrem no corpo e no espírito, de quantos padecem em virtude da pobreza, da solidão, da marginalização ou da ignorância. Que todos, governantes e governados, tra­balhem sempre em conformidade com as exigências da justiça e do respeito da dignidade de cada homem individualmente, para que desta forma a paz seja consolidada.

Amado Juan Diego, a “águia que fala”! En­si­na-nos o caminho que conduz para a Virgem Mo­­rena de Tepeyac, para que Ela nos receba no íntimo do seu coração, dado que é a Mãe amorosa e misericordiosa que nos orienta para o Deus verdadeiro. 

Amém.

Ó, gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, tu és nossa mãe compassiva. Curai nossas penas, nossas misérias e dores, acolhei-nos no aconchego do Teu manto. Escutai, mãe, as nossas preces:

 faça o seu  pedido neste momento.

Amparai os doentes e desempregados, abençoai nossas casas e as nossas famílias, protegei nossos filhos livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo. Guardai nossos lares escondendo-os dos olhos dos maus, que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que Vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrado com muita devoção. Que a palavra de Deus seja sempre meditada e seguida todos os dias da nossa vida. Que a nossa obediência a Teu Filho Jesus exale tal qual uma rosa um perfume de santidade. Amém!

Pai Nosso, Ave Maria e o Glória ao Pai.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!