A Bíblia, além de ser uma fonte de sabedoria espiritual, é também é onde encontramos orações que ilustram a conexão profunda entre a humanidade e o divino. Entre essas, destacam-se sete orações notáveis que ecoam ao longo das páginas sagradas, revelando fé, humildade e uma busca intensa por Deus. Compilamos neste vídeo 7 dessas poderosas orações para você fazer agora junto conosco.

1. Oração de Jó:

Jó, o homem justo que enfrentou inúmeras provações, ofereceu uma oração que transcende a dor. Em sua súplica, encontramos a resiliência da fé diante do sofrimento, uma lição de perseverança mesmo nos momentos mais obscuros. A oração de Jó, diante da grandeza de Deus.

Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo:
“Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.
Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia.
Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.
Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos.
Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.”
Jó 42:1-6

2. Oração de Josué:

Ao conduzir o povo de Israel à Terra Prometida, Josué orou com ousadia. Sua famosa oração, registrada em Josué 10:12-15, demonstra uma confiança singular na intervenção divina, pedindo que o sol e a lua se detivessem. Uma oração que reflete a coragem de pedir a Deus o impossível.

“Então, Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o SENHOR, assim, atendido à voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel. Voltou Josué, e todo o Israel com ele, ao arraial, a Gilgal.”
Josué 10:12-15

3. Oração de Ana:

Ana, mulher de profunda fé, orou fervorosamente por um filho. Sua súplica sincera em 1 Samuel revela a entrega completa a Deus, culminando na dádiva de Samuel, um dos grandes profetas de Israel.
Então orou Ana, e disse: O meu coração exulta ao SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação.
Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
Não multipliqueis palavras de altivez, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o Senhor é o Deus de conhecimento, e por ele são as obras pesadas na balança.
O arco dos fortes foi quebrado, e os que tropeçavam foram cingidos de força.
Os fartos se alugaram por pão, e cessaram os famintos; até a estéril deu à luz sete filhos, e a que tinha muitos filhos enfraqueceu.
O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do Senhor são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo.
Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força.
Os que contendem com o Senhor serão quebrantados, desde os céus trovejará sobre eles; o Senhor julgará as extremidades da terra; e dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido.
1 Samuel 2:1-10

4. Oração de Elias:

Elias, o profeta poderoso, enfrentou a seca e, em sua oração registrada em 1 Reis 18, invocou a presença de Deus com coragem. A resposta divina com fogo do céu evidencia a eficácia da oração fervorosa.

“Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; Elias restaurou o altar do SENHOR, que estava em ruínas. Tomou doze pedras, segundo o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual viera a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. Com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar tão grande como para semear duas medidas de sementes. Então, armou a lenha, dividiu o novilho em pedaços, pô-lo sobre a lenha e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. Disse ainda: Fazei-o segunda vez; e o fizeram. Disse mais: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez. De maneira que a água corria ao redor do altar; ele encheu também de água o rego.
No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus!”

1 Reis 18:30-39

5. Oração de Eliseu:

Discípulo de Elias, Eliseu também protagonizou orações marcantes. Sua intercessão em 2 Reis 4, trazendo à vida o filho da Sunamita, ilustra a autoridade espiritual que a oração pode exercer.

“Partiu ela, pois, e foi ter com o homem de Deus, ao monte Carmelo. Vendo-a de longe o homem de Deus, disse a Geazi, seu moço: Eis aí a sunamita; corre ao seu encontro e dize-lhe: Vai tudo bem contigo, com teu marido, com o menino? Ela respondeu: Tudo bem. Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, abraçou-lhe os pés. Então, se chegou Geazi para arrancá-la; mas o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o SENHOR lhe encobriu e não lhe manifestou. Disse ela: Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes? Disse o profeta a Geazi: Cinge os lombos, toma o meu bordão contigo e vai. Se encontrares alguém, não o saúdes, e, se alguém te saudar, não lhe respondas; põe o meu bordão sobre o rosto do menino. Porém disse a mãe do menino: Tão certo como vive o SENHOR e vive a tua alma, não te deixarei.
Então, ele se levantou e a seguiu. Geazi passou adiante deles e pôs o bordão sobre o rosto do menino; porém não houve nele voz nem sinal de vida; então, voltou a encontrar-se com Eliseu, e lhe deu aviso, e disse: O menino não despertou. Tendo o profeta chegado à casa, eis que o menino estava morto sobre a cama.
Então, entrou, fechou a porta sobre eles ambos e orou ao SENHOR. Subiu à cama, deitou-se sobre o menino e, pondo a sua boca sobre a boca dele, os seus olhos sobre os olhos dele e as suas mãos sobre as mãos dele, se estendeu sobre ele; e a carne do menino aqueceu. Então, se levantou, e andou no quarto uma vez de lá para cá, e tornou a subir, e se estendeu sobre o menino; este espirrou sete vezes e abriu os olhos. Então, chamou a Geazi e disse: Chama a sunamita. Ele a chamou, e, apresentando-se ela ao profeta, este lhe disse: Toma o teu filho. Ela entrou, lançou-se aos pés dele e prostrou-se em terra; tomou o seu filho e saiu.”
2 Reis 4:25-37

6. Oração de Salomão:

Nessa oração, Salomão expressa sua humildade diante de Deus, reconhecendo a limitação da sabedoria humana e pedindo a orientação divina.
Na oração, Salomão pede a Deus sabedoria, a capacidade de discernir entre o bem e o mal, para que possa cumprir sua responsabilidade como rei de Israel de maneira justa e eficaz.

Deus de nossos Pais e Senhor da misericórdia, que todas as coisas criastes pela Vossa palavra, e que, por Vossa sabedoria, formastes o homem para ser o Senhor de todas as Vossas criaturas, governar o mundo na santidade e na justiça, e proferir seu julgamento na retidão de sua alma, dai-me a sabedoria que partilha do Vosso trono e não me rejeiteis como indigno de ser um de Vossos filhos.
Sou, com efeito, Vosso servo e filho de Vossa serva, um homem fraco, cuja existência é breve, incapaz de compreender Vosso julgamento e Vossas leis; porque qualquer homem, mesmo perfeito entre os homens, não será nada, se lhe falta a sabedoria que vem de Vós.
Ora, Vós me escolhestes para ser rei de Vosso povo e juiz de Vossos filhos e filhas.
Vós me ordenastes construir um templo na Vossa montanha santa e um altar na cidade em que habitais: imagem da sagrada habitação que preparastes desde o princípio.
Mas ao lado de Vós está a sabedoria que conhece Vossas obras, ela estava presente quando fizestes o mundo, ela sabe o que vos é agradável, e o que se conforma às Vossas ordens.
Fazei-a pois, descer de Vosso santo céu, e enviai-a do trono de Vossa glória.
Para que, junto a mim, tome parte em meus trabalhos e para que eu saiba o que vos agrada.
Com efeito, ela sabe e conhece todas as coisas; prudentemente guiará meus passos e me protegerá no brilho de sua glória.
Assim, minhas obras vos serão agradáveis; governarei Vosso povo com justiça e serei digno do trono de meu pai.
Que homem, pois, pode conhecer os desígnios de Deus e penetrar nas determinações do Senhor?
Tímidos são os pensamentos dos mortais, e incertas as nossas concepções: porque o corpo corruptível torna pesada a alma, e a morada terrestre oprime o espírito carregado de cuidados.
Mal podemos compreender o que está sobre a terra, dificilmente encontramos o que temos ao alcance das mãos.
Quem portanto, pode descobrir o que se passa no céu?
E quem conhece Vossas intenções, se Vós não lhe dais a sabedoria e se do mais alto dos céus, Vós não lhe enviais Vosso Espírito Santo?
Assim se tornaram direitas as veredas dos que estão na terra; os homens aprenderam as coisas que vos agradam e pela sabedoria foram salvos.
Sabedoria 9

7. Oração de Jabez:

A breve mas impactante oração de Jabez, registrada em 1 Crônicas 4:10, busca a bênção divina e a ampliação do território. Essa oração ressalta a confiança na generosidade de Deus.

Jabez foi o homem mais respeitado de sua família. Sua mãe lhe deu o nome de Jabez, dizendo: “Com muitas dores o dei à luz”.
Jabez orou ao Deus de Israel:
“Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores”. E Deus atendeu ao seu pedido.”

1 Crônicas 4:9,10