https://youtu.be/0xaOUEOoZXo

Santa Margarida Maria Alacoque foi uma freira francesa do século XVII que recebeu uma série de revelações místicas diretamente de Jesus Cristo, que ficaram conhecidas como as Aparições do Sagrado Coração de Jesus. Essas revelações marcaram o início da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que se espalhou por todo o mundo.

A mensagem central das aparições que Santa Margarida recebeu foi o chamado de Jesus para uma devoção ao Seu Sagrado Coração. Jesus revelou que Seu Coração estava transbordando de amor pela humanidade, mas, ao mesmo tempo, sentia-se ferido pelos pecados e pela indiferença das pessoas. Ele pediu que a devoção ao Seu Coração fosse propagada como um remédio para essa indiferença e para curar as almas.

Foram Três as Grandes Aparições:

Primeira Aparição : Jesus apareceu a Santa Margarida em 27 de dezembro de 1673, enquanto ela estava em oração, revelando Seu Coração envolto em chamas, cercado por uma coroa de espinhos, com uma cruz no topo. Ele transmitiu a mensagem de Seu imenso amor pela humanidade, mas também a dor causada pela indiferença e ingratidão das pessoas.

Jesus disse a Santa Margarida: “Meu Coração está tão apaixonado por amor pelos homens, e por ti em particular, que, não podendo conter as chamas de sua caridade, deve derramá-las por teu intermédio.”

Nesse momento, Ele pediu que Santa Margarida se oferecesse como um instrumento para propagar essa devoção, e que fizesse tudo o que fosse possível para consolar Seu Coração ferido.

Segunda Aparição (1674): Nesta aparição, Jesus revelou a necessidade de uma festa especial em honra ao Seu Sagrado Coração, pedindo que ela fosse celebrada na sexta-feira após a oitava da Festa de Corpus Christi. Ele mostrou novamente Seu Coração rodeado de espinhos, e compartilhou a tristeza de não ser amado como deveria, mesmo depois de tudo o que Ele havia feito pela salvação da humanidade.

Jesus disse: “Eu te prometo que Meu Coração se abrirá para derramar em abundância as influências de Seu divino amor sobre aqueles que prestarem a Ele essa honra.”

Terceira Aparição (1675): Essa é a aparição mais famosa e conhecida, chamada de “A Grande Revelação”. Jesus falou à Santa Margarida enquanto estava diante do Santíssimo Sacramento, expressando a profundidade de Seu amor pela humanidade e, ao mesmo tempo, a dor causada pela ingratidão e os pecados cometidos, especialmente pelos consagrados.

Jesus disse: “Eis este Coração que tanto amou os homens, que não poupou nada, até se esgotar e consumir, para lhes testemunhar Seu amor, e em troca, da maioria deles, só recebe ingratidão, desprezo, irreverências, sacrilégios e frieza.”

Nessa aparição, Jesus pediu a prática da devoção das Nove Primeiras Sextas-Feiras e a celebração da Festa do Sagrado Coração como um meio de reparar os pecados cometidos contra Seu Coração. Ele também fez doze promessas especiais àqueles que se consagrassem a essa devoção.

Jesus também pediu a Santa Margarida que passasse uma hora em adoração e oração, todas as quintas-feiras à noite, para acompanhar o sofrimento de Jesus no Getsêmani antes de Sua crucificação. Essa prática se tornou conhecida como a Hora Santa de Reparação.

Um dos pontos-chave das revelações é a importância da reparação pelos pecados cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus. Ele pediu que os fiéis fizessem atos de reparação e oração, para compensar as ofensas e a indiferença dos pecadores.

As mensagens de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque influenciaram profundamente a Igreja Católica, levando à propagação da devoção ao Sagrado Coração. Em 1856, o Papa Pio IX tornou a festa do Sagrado Coração de Jesus uma solenidade universal. Desde então, a devoção continua a ser uma prática espiritual forte e difundida entre os católicos.

Eis a oração de consagração ao Sagrado Coração de Jesus de Santa Margarida Maria Alacoque:

Entrego-me e consagro-vos, Sagrado Coração de Jesus Cristo, a minha vida, as minhas ações, penas e sofrimentos, para não querer mais servir-me de nenhuma parte do meu ser, senão para vos honrar, amar e glorificar.
É esta a minha vontade irrevogável: ser todo vosso e tudo fazer por Vosso amor, renunciando de todo o meu coração a tudo quanto Vos possa desagradar.
Tomo-vos, pois, Sagrado Coração de Jesus, por único bem do meu amor, protetor da minha vida, segurança da minha salvação, remédio da minha fragilidade e da minha inconstância, reparador de todas as imperfeições da minha vida e meu asilo seguro na hora da morte.
Sede, Coração de bondade, a minha justificação diante de Deus, vosso Pai, para que desvie de mim a sua justa cólera.
Coração amoroso de Jesus, deposito toda a minha confiança em vós, pois tudo temo de minha malícia e de minha fraqueza, mas tudo espero de Vossa bondade!
Extingui em mim tudo o que possa desagradar-vos ou que se oponha à vossa vontade.
Seja o vosso puro amor tão profundamente impresso em meu coração, que jamais vos possa esquecer nem me separar de vós.
Suplico-vos, por vossa bondade, que meu nome seja escrito em vosso Coração, pois quero viver e morrer como vosso verdadeiro devoto.
Sagrado Coração de Jesus, confio em vós!