Giovanni Melchior Bosco e foi aclamado por São João Paulo II como o “Pai e Mestre da Juventude”. Dom Bosco é o padroeiro da capital federal do Brasil, Brasília.
Dom Bosco foi um devoto de Nossa Senhora auxiliadora.
Mais tarde, dedicou seus trabalhos a São Francisco de Sales, quando fundou os salesianos de Dom Bosco, com sede em Turim .
Ele ensinou São Domingos Sávio, de quem escreveu uma biografia que ajudou o menino a ser canonizado.
Em 18 de abril de 1869, um ano após a construção da Basílica de Maria Auxiliadora em Turim, Dom Bosco estabeleceu a Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), conectando-a a compromissos facilmente cumpridos pela maioria das pessoas, com a espiritualidade e a comunidade. A associação foi fundada para promover a veneração do Santíssimo Sacramento e Maria Auxiliadora.
Em 1876, Bosco fundou um movimento de leigos, a Associação de Cooperadores Salesianos, com a mesma missão educativa para os pobres.
Dom Bosco estabeleceu uma rede de organizações e centros para continuar seu trabalho.
Como todos os santos fundadores de Obras religiosas, Dom Bosco teve muitas dificuldades financeiras e também opositores. Sua pedagogia, baseada na alegria e no amor, tornou-se universal. Era a prática do método preventivo (ao invés do repressivo), um método pedagógico simples e eficaz para educar os jovens.
Dom Bosco dizia que numa boa educação jamais poderia faltar a formação religiosa, porque sem o auxílio da graça de Deus, o jovem não consegue vencer as paixões desordenadas da alma humana, o pecado .
Ele foi canonizado como santo na Igreja Católica Romana pelo Papa Pio XI em 1934, que o aclamou como “O Pai e Mestre da Juventude”.
Oração a São João Bosco
Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Oh, Dom Bosco Santo, que com tão grande amor e zelo, cultivastes às múltiplas formas de ação católica que hoje florescem na Igreja, concedei a suas associações o maior progresso e desenvolvimento. Redobrai, em todos os corações, a devoção à Santíssima Eucaristia e a Maria Auxiliadora dos cristãos.
Acrescentai neles o amor ao Papa, o zelo pela propagação da fé, um solícito esmero pela educação da juventude e grandes entusiasmos para suscitar novas vocações sacerdotais, religiosas e missionárias. Fazei que, em cada uma das nações, fomente-se e inicie a guerra contra a blasfêmia, o mal falar e a imprensa ímpia; fazendo surgir em todas as partes novos cooperadores para as diversas formas de apostolado recomendadas pelo Vigário de Cristo.
Infundi em todos os corações católicos a chama de vosso zelo, para que, vivendo em caridade difusiva, possam, ao fim de suas vidas, recolher o fruto das muitas obras boas praticadas durante ela.
Rezar um Pai-Nosso e Glória ao Pai.
São João Bosco, rogai por nós!
Comments